sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

É ASSIM QUE NASCE UM ARTISTA.

O segredo do sucesso vem na paciência em... APRENDER E DEDICAR-SE E É ASSIM QUE NASCE UM ARTISTA.
E se alguma venda ocorre, que ocorra espontaneamente, não tenho aquela ânsia desesperada por fazer dinheiro disso tudo, as coisas acabam acontecendo é o que eu sempre respondo aos meus alunos e colegas de trabalho.  Quando vejo alunos entrando no curso de pintura ansiosos por pintar e vender, e vender, e vender... como "a tábua de salvação às suas finanças", logo penso: - Xiiiiihhhh esse aih é o que mais terá dificuldade em aprender, não por incapacidade, porque como a professora que ama o que faz EU SEMPRE ACREDITO QUE TODOS NÓS PODEMOS. 
O Grande problema está na ansiedade em ter que fazer, em ter que produzir, em ter que render $$$, por que se está investindo $$$ muito e tudo isso tem que ser isso num prazo relâmpago de seis meses e as vezes até menos...rs
Gente, o investimento maior nas aulas de pintura ou artesanato, seja qual ele for, é primeiro  o de gostar do que se faz, dedicar-se , distraír-se. O resto quem pinta não somos nós, é o Tempo.
Ninguém aprende da noite para o dia e isso é muito engraçado, porque muitos deles olham para mim quando estou ensinando e dizem...ahhhhhh eu quero essa mãozinha... e ainda perguntam, Porque você consegue e eu não?! E a pior das frases, 'Profe' eu tenho uma encomenda de umas rosas vermelhas, pra entregar no casamento de fulano, que é para ontem...rs --- Aih! aih! Senhor dai-me paciência...
Aih vem a resposta e eu até me divirto, porque ela é tão simples, então eu respondo primeiramente com uma pergunta: - A QUANTOS ANOS VOCÊ PINTA? ... e respondem: A MAIS OU MENOS UM MÊS, OU TRÊS...OUTROS ATÉ UM POUQUINHO MAIS... e então eu respondo, e dessa vez incisiva: -AHHHHHH!!! ESTÁ EXPLICADO, DESCOBRI O SEU PROBLEMA, É QUE EU PINTO A 20 ANOS...heheh  ... 
A resposta para a pior das frases...rs : AHHHH! OK ENTÃO QUANDO VOCÊ SOUBER PINTAR ENTÃO VOCÊ PODERÁ ENTREGAR A ENCOMENDA COM UM POUQUINHO DE ATRASO...RS ... AFINAL AQUI A GENTE SÓ ESTÁ APRENDENDO E NÃO PINTANDO ENCOMENDAS... NÃO É MESMO? 
Se você é professora, tenho certeza que se viu muitas vezes nessa situação, não se aflija, é assim mesmo, mas nunca jamais deixe-se moldar por alunos ansiosos ou ditadores. Você é a Professora.
Pode até parecer desanimador ou pretensioso da minha parte, mas faço a brincadeira para quebrar o gelo mesmo, porque esses momentos são tensos, porque quebrando o gelo eu chamo cada qual para a realidade.
E esses momentos, são dificeis porque as pessoas não gostam de ser contrariadas, e nós estamos lá apenas pra ensinar técnicas, processos, acabamentos...e jamais produzir Grandes Obras para terceiros.
Alunos são apenas aprendizes de feiticeiros e já querem a poção mágica do sucesso?!
E que todo fruto de trabalho seja bem vindo, seja dinheiro ou admiração.
É treinando muito, tendo o desejo de aprender,  vencer e investir, que os resultados  tornem-se palpáveis. 


Tomemos como exemplo o Grande Mestre Van Gogh, acho que no mundo artístico, ninguém mais do que Van Gogh teve tanta ansia de aprender, e ninguém mais que Van gogh buscou tal perfeiçao, embora tenha partido precocemente ele foi quem mais desejou tornar-se um Verdadeiro Artista, sigamos seu exemplo pela busca do conhecimento.


Trechos de Cartas Para Théo

*Janeiro de 1882 


Mas você pode estar certo, Théo, que quando fui pela primeira vez à casa de Mauve com meu desenho feito a pena e que Mauve me disse: - Você deveria tentar trabalhar com carvão, com pastel, com pincel e com esfuminho – Eu tive tremendas dificuldades para trabalhar com este material novo.  Fui paciente e isto não parecia me ajudar em nada, então às vezes perdia a paciência a ponto de pisotear meu carvão e perder toda a coragem.”




Abril de 1882  


“É uma coisa admirável olhar um objeto e acha-lo belo, pensar nele, retê-lo, e dizer em seguida:  Vou desenha-lo, e trabalhar então até que ele esteja reproduzido.
Naturalmente, contudo, esta não é uma razão para que eu me sinta satisfeito com minha obra a ponto de acreditar que não precisaria melhora-la.  Mas o caminho para fazer melhor mais tarde é fazer hoje tão bem quanto possível, e então naturalmente haverá progresso amanhã.”


...E ele insistiu, e apesar de não ter conseguido o reconhecimento artista em sua época, Van Gogh é o mais artistas de todos os artistas, porque ele respirava arte.

Um comentário:

Unknown disse...

SIMPLESMENTE FANTÁSTICO E VERDADEIRO!!.....eu amei a parte q disse....mesmo q o fruto seja apenas admiração!!!.....creio q esse é o pior dos problemas do ser humano, ter ganância, avidez por status, dinheiro, eles tornam tudo taum efêmero, tão pequeno e arte não se força....se nasce artista....e tem toda razão qdo diz q somente treinando que se aprimora o dom!!!....parabéns!!

COMPARTILHAR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...