quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Passeio Interessante

Neste Domingo 25/10/09 - Estive na Estação Pinacoteca, devo confessar que fiquei surpresa com o passeio, sinceramente, por livre e expontânea vontade acho que jamais iria visitar uma exposição como aquela, de caráter Histórico e Político, por não ser chegada ao assunto, mas isso mudou meu conceito e tenho recomendado a todos os meus alunos. Geralmente quando vou a uma Expo ou Museu vou para ver obras de arte, como eu nunca tinha ido na Pinacoteca de SP , onde atualmente estão as Obras de Matisse, o qual era meu objetivo inicial, errei de Pinacoteca e fui parar na Pinacoteca da Estação, onde tbm tem algumas obras de arte, mas o interessante mesmo é  que no térreo  instalou-se o Memorial da Liberdade, Tudo sobre os tempos de Repressão, eu não sabia mas lá é o antigo prédio do DEOPS - Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops) de São Paulo, órgão de repressão política que teve o ápice de suas atividades durante o regime militar (1964-1985).



A exposição é fascinante, você anda sobre as instalações das antigas celas, os corredores tenebrosos onde as vítimas da repressão tomavam banho de sol, algumas que eram presas lá acabavam nem chegando ao terrivel corredor devido as torturas, na linha do tempo e instalações de multimidia pode-se até ler e acessar fotos e documentos dos arquivos do DEOPS, numa sala em penunbra vc pode se emvolver com o ambiente preservado com tristes mensagens nas paredes como "DITADURA ASSASSINA" enquanto ouve tristes depoimentos de muita dor, tristeza e sequelas.



Eu sabia que a ditadura fora terrivel e também da como artista, sabia da importancia da democracia e direito da liberdade de expressão, mas não tinha idéia da tragédia que se estabeleceu com o Regime. Na Expo lendo sobre o assunto e observando a linha do tempo vi o peso da importancia de uma exposição desse tipo. Se contarmos do início da Perseguição até nosso dias temos casos terríveis de massacre como a chacina da Candelária e Carandiru que não estão muito distantes de nosso tempo. 

Em pensar que tantos que passaram por lá e eram terrivelmente torturados, só estavam alí porque eram filhos ou esposas de pessoas que apenas lutavam por seus ideais.

De tudo que vi e li um valor desabrochou em meu coração, Valeu apena tanta luta.

E o maior simbolo disso está aqui diante de todos:




 
HOJE ELE É O NOSSO PRESIDENTE!!!

 *img extraídas da web


POR TANTOS QUE ALI PASSARAM,
ALGUÉM ALCANÇOU O IDEAL TÃO SONHADO,
A LUTA NÃO FOI VÃ!!!







Nenhum comentário:

COMPARTILHAR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...